Mostrando os ganhos da Inteligência Artificial para a Auditoria Interna

A tecnologia vem transformando nossa maneira de desenvolver os trabalhos de tal sorte a proporcionar desafios e inovações no aperfeiçoamento das práticas profissionais.

Nos trabalhos de Auditoria Interna não é diferente, já que a Inteligência Artificial se apresenta como grande e poderosa aliada, alavancando a forma de condução dos projetos e consequentemente agregando valor. Descrevemos a seguir alguns benefícios que a Inteligência Artificial – AI pode agregar aos projetos de Auditoria Interna:

  1. Automatização de Tarefas Repetitivas: A automação de tarefas com AI eleva significativamente a eficiência de trabalhos rotineiros dos auditores, proporcionando melhor direcionamento e tempo dispendido, além de direcionar para análises mais nobres em atividades estratégicas e analíticas. A automação aumenta a eficácia, bem com a redução de tempo gasto em processos manuais.
  2. Analise de Volume substancial de Dados: A IA tem a capacidade de processar e analisar volume significativo de dados de forma ágil e precisa, permite identificar padrões, tendencias e anomalias que podem passar despercebido em trabalhos de auditoria tradicionais.
  3. Melhoria Continua: Com a IA, pode-se aprender com apurações de resultados de auditoria anteriores, ajustando-se de forma evolutiva e continua, visando oferecer analises precisas e materiais, num maior nível de relevância.
  4. Aprimoramento de Analises de Riscos: A IA pode ajudar na criação de modelos preditivos para avaliação de riscos, por meio de algoritmos avançados, auxiliando na tomada de decisões mais embasadas, precisas e focadas para otimização dos recursos da Auditoria Interna.
  5. Detecção de Fraudes e Anomalias: Ao identificar padrões suspeitos nos dados, a IA é eficaz e capaz de detectar possíveis fraudes e irregularidades, proporcionando o fortalecimento dos controles internos e ampliando da confiabilidade nos dados financeiros-contábeis das organizações.
  6. Integração com Outras Tecnologias: Com a IA é possível se integrar com outras tecnologias emergentes, como blockchain e análise preditiva, propiciando uma abordagem mais avançada para a Auditoria Interna.

 Assim, a utilização os recursos tecnológicos da Inteligência Artificial na Auditoria Interna representam significativa evolução e transformação, ampliando a capacidade de fornecer subsídios, evidencias, reflexões e verdadeiros “insight”, visando evoluir as perspectivas estratégicas nos exames de auditoria, agregando valor aos negócios das Organizações.

 

Marcos de Mendonça Peccin

Diretor Executivo

MPECCIN Auditoria e Consultoria Ltda.